OSCAR 2015 #03: O JOGO DA IMITAÇÃO

2014, THE IMITATION GAME

Nazismo, homossexualidade e Espionagem estão completamente interligados em “O Jogo da Imitação”, uma história real com direção do norueguês Morten Tyldum (HeadHunters, 2011) e com o papel central brilhantemente interpretado pelo britânico Benedict Cumberbatch (O Hobbit, 2014) e conta a trajetória do “Pai da Ciência da Computação”

O filme se passa durante a 2ª Guerra, onde acompanhamos a saga do matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch), que oferece sua mente ao serviço secreto Inglês. Turing é contratado para decifrar o código (uma tarefa quase impossível) da máquina alemã chamada “Enigma”, uma vez esse mistério desvendado os Aliados estariam muito próximos do final da guerra. Começa então a corrida contra tempo, Turing recruta sua equipe com os melhores matemáticos e criptoanalistas da Grã-Bretanha, para que descodifiquem a máquina Nazista, uma tarefa nada fácil e que se arrasta por anos.

Acompanhamos o dia-a-dia desta equipe e todas as dificuldades encontradas nesta jornada, como o conflito que Turing tinha com ele mesmo devido a sua homossexualidade, que na época se assumida ou descoberta era considerada crime de Atentado ao Pudor, a falta de apoio do alto escalão da operação e também toda a “sociopatia” de Turing, que é descaracterizada aos poucos.

Keira Knightley and Benedict Cumberbatch in The Imitation Game

Com ritmo lento (mas não cansativo) e uma narrativa paralela de 3 fases da vida de Alan Turing, essa película é exposta como se estivéssemos vendo os bastidores da 2ª Guerra. Um filme muito “correto”, com tudo em seu devido lugar, atuações sem excessos e uma direção eloquente. O que de fato chama atenção é a atuação de Benedict Cumberbatch que está concorrendo como “Melhor Ator” pelo seu trabalho, ele é um dos favoritos, trabalho esse que ele executou com muita delicadeza e respeito.

“O Jogo da Imitação” não tem chances de ganhar a estatueta mas mereceu concorrer. Para quem gosta de história e principalmente de 2ª guerra (que é o meu caso) não pode deixar de assistir, e para aqueles que não gostam… Não sei se é a melhor pedida, mas vale o “esforço” pela atuação magnifica de Cumberbatch.

Nota: 7,5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s