OSCAR 2015: OS VENCEDORES

vencedores-oscar-2015

Ontem foram anunciados os grandes vencedores do Oscar 2015, confira abaixo as principais categorias, e no final uma analise sobre os acertos e erros da Academia neste edição da premiação.

  • MELHOR ATOR

Eddie Raymane (A Teoria de Tudo)

  • MELHOR ATRIZ

Julianne Moore (Para sempre Alice)

  • ATOR COADJUVANTE

J.K. Simmons (Whiplash)

  • ATRIZ COADJUVANTE

Patricia Arquette (Boyhood)

  • DIRETOR

Alejandro G. Iñárritu (Birdman)

  • FILME ESTRANGEIRO

Ida (Polônia)

  • FOTOGRAFIA

Emmanuel Lubezki (Birdman)

  • ROTEIRO ADAPTADO

Graham Moore (O Jogo da Imitação)

  • ROTEIRO ORIGINAL

Alejandro González Inarritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo (Birdman)

  • MELHOR FILME

Birdman


Vencedores anunciados, agora faço uma avaliação sobre as escolhas da Academia.

Os Acertos

Apesar dos pesares, tivemos grandes merecedores dos premios na noite de gala, e maios do que merecido foram as estatuetas que “O Grande Hotel Budapeste” levou, nas categorias técnicas ele somou 3 estatuetas, uma pena ter ficado só nas técnicas mas já teve seu reconchecimento merecido.

Com relação aos 4 vencedores nas Categorias de atuação, a cademia acertou em cheio, tanto nos Protagonistas quanto nos Coadjuvantes, há muito tempo ela acertava em todas as 4 categorias. Foi um ano de exelentes atuações, principalmente as femeninas. Só fiquei chateado por Marion Cotillard não ter ganho, mas já esperava isso, Julianne Moore estava perfeita em sua atuação e nada podia tomar a  estatueta de suas mãos, o grande acerto da noite, mas se Marion levasse o prêmio seria uma grande e boa surpresa, daquelas que nos fazem vibrar.

O jogo da imitação ganhou em “Melhor Roteiro Adaptado” outro grande acerto da noite, e que de fato era o unico prêmio que o filme merecia.

Os Erros

Não tenho como deixar de ecpressar minha angustia em relação ao filme Boyhood, o grande injustiçado da noite, tanto nos quesitos “Melhor Diretor”, “Montagem” e “Filme”, quem o destronou em todas estas categorias foi “Birdman”, um filme com uma proposta diferente mas que pegou a academia de jeito por retratar uma história legitimamente Hollywoodiana, a qual fala de um ator falido que dá a volta por cima, mas nada tão convinvente a ponto de arrebatar tantas estatuetas. Boyhood, levou 12 anos para ficar pronto, e quando é lançado mostra que todo o trabalho valeu a pena e o que temos na tela é uma Obra-prima, mostrando que todo o esforço da equipe não valeu absolutamente nada para academia, por que para o espectador é um filme que fica em nossos corações.

size_810_16_9_birdman-filme
Birdman sendo consagrado no palco.

“Birdman” tirou de “O Grande Hotel Budapeste” a estatueta de Melhor Roteiro Original, uma lástima, um erro irreparável e que deve ter causado ao Diretor Wes Wanderson um verdadeirto soco na boca de seu estômago.

Outra grande falha, foi na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” a qual o desconhecido  “Ida” (Polônia) levou a estatueta e deixou tanto o Argentino “Relatos Selvagens” e o Rússo “Leviatã” chupando dedo, foi mais um erro daqueles que nos pegam de surpresa.

Veredicto

Se botarmos na balança, esse ano tivemos mais erros do que acertos, a unica redenção que academia pode se recostar é nas categorias de atuações e técnicas. Injustiças foram cometidas, espero profundamente que sejam reparadas nas próximas edições. Que o ano de 2015 nos traga tantos filmes bons quanto 2014, e que o Oscar 2016 repare os erros do anterior dando as estatuetas a quem de fato merece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s